Metodologia de Ensino

A Doce Vida valoriza as múltiplas infâncias e se inspira nas abordagens de Reggio Emília (Itália) e Emmi Pikler (Hungria).

Nossa prática educativa foca em proporcionar vivências ricas em linguagem, cultura e desenvolvimento da autonomia. A proposta pedagógica se estrutura em torno das interações, brincadeiras, arte e natureza, promovendo um ambiente onde as crianças são protagonistas de suas próprias descobertas. O objetivo é oferecer um espaço que encoraje a curiosidade natural e o desejo de aprender, respeitando o ritmo e o interesse de cada criança.

Agrupamentos Multietários

O conceito de turmas multietárias acredita que as crianças aprendem melhor ao interagir e trocar experiências. Esse formato valoriza a singularidade de cada uma, favorece o respeito às necessidades individuais e promove vínculos e colaboração, ajudando-as a valorizar as diferenças e a construir conhecimento coletivamente.

Primeiro Ciclo

Berçario: Atende bebês de 4 meses a 1 ano e meio, em um ambiente preparado com todo o cuidado para estimular o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, sempre respeitando o ritmo e as necessidades de cada criança.

Segundo Ciclo

Agrupamento: crianças de 1 ano e meio a 3 anos. Nesta fase, a curiosidade e o desejo de explorar o mundo são incentivados por meio de atividades lúdicas que promovem a descoberta e a interação, sempre valorizando a expressão individual e as conquistas pessoais de cada criança.

Terceiro Ciclo

Grupo Azul e Verde: destinado a crianças de 4 e 5 anos. Aqui, trabalhamos para fortalecer a autonomia, a capacidade de argumentação e a cooperação. As atividades são elaboradas para estimular a criatividade, o pensamento crítico e a construção de valores, preparando as crianças para os próximos desafios educacionais.

nossos horários

}

Manhã

08h00 às 12h00

}

Tarde

13h30 às 17h30

}

Intermediário

10h30 às 17h30

}

Integral

7h30 às 18h30

Programa e Atividades

Optamos pela Aprendizagem por Projetos Literários, uma abordagem que permite à criança explorar profundamente temas de seu interesse. Ao se engajar em projetos, ela desenvolve habilidades como investigação, resolução de problemas e trabalho em equipe, além de aprimorar a comunicação e o pensamento crítico. Esse processo inclui a formulação de perguntas, a busca por respostas e a criação de soluções criativas, sempre em um ambiente colaborativo e de respeito mútuo. A criança aprende a valorizar a ideia do outro, a argumentar e a estabelecer conexões entre diferentes conhecimentos.

Todas as semanas, oferecemos uma variedade de atividades complementares que enriquecem o desenvolvimento integral das crianças, incluindo: Música, Língua Estrangeira (Inglês), Capoeira e Dança. Essas atividades são planejadas para estimular as habilidades motoras, a sensibilidade artística, o aprendizado de novos idiomas e a expressão corporal, proporcionando uma formação completa e diversificada.